Rondônia fora das barragens com problemas de infraestrutura, Porto Velho investe na produção de café, futuro governo tem dificuldades para escolha da equipe
Orçamento – O assunto predominante nas Comissões Permanentes e nas discussões de bastidores na Assembleia Legislativa (Ale) está semana será o orçamento para o Estado para o próximo ano. O relator é o deputado Cleiton Roque (PSB-Pimenta) e a estimativa é superior a R$ 8 bilhões. As emendas ao orçamento predominam nas discussões e a previsão é votar o Orçamento 2018 na primeira quinzena de dezembro próximo, quando terá início o recesso parlamentar. Caso não seja votado dentro do prazo o novo governo terá que iniciar o ano com base em um doze (1/12) avos do orçamento deste ano, até que o de 2019 seja votado no próximo ano.
Barragem – Relatório de 2017 da Agência Nacional de Águas (ANA) apresentando dados de 2016 denuncia que, pelo menos 45 barragens em vários estados brasileiros estão com problemas de infraestrutura. A maioria nos estados estão no Nordeste, como na Bahia e Alagoas, mas também temos barragens sem a devida segurança no Mato Grosso (3), e no Tocantins (4), por exemplo. Rondônia tem inúmeras barragens, mas felizmente não consta no grupo de risco da ANA.
Café – O município de Porto Velho é o maior produtor de gado de corte do Estado com mais de 800 mil cabeças. A produção de café também está sendo incentivada pela prefeitura da capital com a distribuição, a partir da segunda quinzena do próximo mês de dezembro, de 700 mil mudas de café clonal a produtores rurais dentro do programa Pro-Café, que em 2017 distribuiu 600 mil mudas. Como Porto Velho é um município grande, maior que alguns Estados, caso o incentivo ao café continue pela equipe do prefeito Hildon Chaves (PSDB), em breve estará na liderança da produção. Nunca é demais lembrar, que onde há café plantado, pode haver pobreza, mas miséria, jamais.
OAB – Duas chapas disputam as eleições para Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, Seccional de Rondônia hoje (19) para o triênio 2019/21. O voto é obrigatório para os advogados adimplentes; a votação inicia às 9h com encerramento às 17h, com postos de votação na capital e no interior do Estado. Disputam a presidência duas chapas encabeçadas sendo uma encabeçada por Maracélia Oliveira (OAB pra Você) e a de Elton Assis (Advocacia em Primeiro Lugar). É vedado o voto em trânsito.
Secretariado – Preocupa a demora de o governador-eleito de Rondônia, coronel Marcos Rocha (PSL) em divulgar os nomes dos secretários e assessores diretos da sua futura equipe de governo. O presidente-eleito, Jair Bolsonaro (PSL) está com os principais nomes da sua equipe divulgados e provavelmente, até o final deste mês já terá levado a público praticamente os nomes do seu Ministério. As pessoas escolhidas devem enfrentar o ônus do cargo, porque junto com os elogios virão as críticas, muito comum num processo democrático. Mas a demora em compor a equipe leva o cidadão a questionar sobre a competência, para montar uma equipe de governo, que certamente terá falhas, defeitos, mas também qualidade, o que é normal.
Respigo
Amanhã (20) o deputado estadual José Lebrão (MDB-São Francisco) estará participando do programa Conexão Rondônia, do site Rondoniaovivo, a partir das 10h30. O programa tem o comando do jornalista Ivanilson Tolentino com transmissão online +++ Lebrão foi reeleito com o maior número de votos (20.357) nas eleições de outubro último. O parlamentar é candidato a presidência da Casa de Leis na posse dos eleitos para a próxima legislatura no dia 1º de fevereiro do próximo ano, quando será eleita a nova Mesa Diretora +++ O jornalista Lenilson Guedes recebe na tarde de hoje (19), em solenidade na Assembleia Legislativa (Ale) a partir das 15h o título de Cidadão Honorário de Rondônia. A honraria, das mais merecidas, foi proposta pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN-PVH) e aprovada pelos demais colegas +++ Hoje manifestantes (sic) de Candeias do Jamari estiveram na sede do Ministério Público (MP) estadual na capital pedindo “socorro” e o afastamento do prefeito Luis Ikenohichi (DEM), que vem “brigando” há tempo com vereadores. Na manifestação (sic) tinha menos de dez pessoas, o que certamente não representa a maioria do povo de Candeias.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
