Rondônia sem secretários de Estado até sexta-feira, discurso de posse evasivo e sem propostas de governo, Lebrão disse estar confiante no novo governo
Posse – A solenidade de posse do governador coronel Marcos Rocha (PSL), no Palácio das Artes, na manhã do último dia 1º deverá ficar na histórica (negativa) de Rondônia. A disposição de Marcos Rocha em participar da posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília, que ocorreu à tarde atropelou o andamento normal do ato em Rondônia. Quando o governador Daniel Pereira (PSB) estava discursando, só faltou alguém da equipe de Marcos Rocha retirá-lo ou cortar o som microfone. Foi uma cena no mínimo patética.
Pressa – Provavelmente a posse do presidente Bolsonaro, para o governador Marcos Rocha foi mais importante que a dele. A passagem da faixa pela primeira dama Luana foi mais um ato atípico na solenidade. Daniel Pereira, após discursar e prestar contas do muito que fez durante o curto período de governo, porque assumiu, após a renúncia de Confúcio Moura (MDB), que se candidatou e se elegeu senador, retirou a faixa de governador e entregou para a senhora Luana, que exigiu e fez questão de ela colocar a faixa no marido. Isso ocorreu na posse de Confúcio, no segundo mandato. Ele convidou a esposa Maria Alice, para colocar a faixa, porque não tinha como entregar para “ele mesmo”.
Secretários – A pressa em seguir para o aeroporto levou o governador Marcos Rocha a empossar seus secretários e assessores diretos somente na próxima sexta-feira (4). Ontem (1º) foi feriado (Ano Novo); hoje (2) é feriado estadual devido o aniversário de emancipação política do Estado, que ocorrerá na próxima sexta-feira (4), mas foi antecipado, através de decreto do ex-governador Daniel Pereira. Até sexta-feira o Estado não tem ninguém para comandar e coordenar as ações de governo. No mínimo o governador deveria ter empossado o chefe da Casa Civil para governar o Estado até sexta-feira. Mais uma cena atípica.
Evasivo – A expectativa de um discurso direto e antecipando ações em áreas importantes, como saúde, educação, rodovias estaduais que estão em péssimas condições; segurança pública, que o governador conhece bem e a área social não marcaram o pronunciamento do já governador empossado. A preocupação foi com o combate a corrupção, discurso de campanha e obrigação de todo legislador público, cortes em pessoal, revisão de contratos e com a imprensa. “Vão começar a xingar. Vão botar nos jornalzinhos que eu nem leio” e “mídia do ma”l foram algumas frases, mas ressaltou que “não são todas”.
Lebrão – Falando em nome do Poder Legislativo Estadual, o deputado Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), 1º secretário da Casa de Leis foi breve, direto e objetivo: “desejo sucesso e que conduzam esse mandato com maestria. E não tenho dúvidas de que isso vai ocorrer. Coronel Marcos Rocha, confio no seu trabalho e acredito que esse é o maior desafio de sua vida. Já tivemos um coronel governador, que foi o Jorge Teixeira, que deixou um legado de trabalho e de realizações para Rondônia". Lebrão, reeleito o deputado mais bem votado do Estado se colocou à disposição do novo governo e argumentou que “juntos, cada um fazendo a sua parte, vamos seguir colocando o Estado no rumo certo”.
Respigo
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza), que presidiu a solenidade de posse do governador Marcos Rocha colocou a Ale a disposição do Executivo estadual até o final deste mês. Maurão foi candidato a governador, não se elegeu e deixará a vida pública no próximo dia 31 +++ No dia 1º de fevereiro serão empossados os deputados da nova legislatura e ocorrerá a escolha da Mesa Diretora. Quatro candidatos estão em busca dos votos: Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), Alex Redano (PRB-Ariquemes) e Jean Oliveira (MDB-Alta Floresta) +++ Algumas lojas do centro de Porto Velho abriram as portas nesta quarta-feira (2), mesmo com a antecipação do feriado que seria na próxima sexta-feira (4) quando se comemora aniversário de emancipação política de Rondônia. A casa lotérica que fica numa loja da capital “quebrou o galho” de muita gente que tinha contas vencendo hoje +++ Com o feriado antecipado as pessoas que viajaram de carro para o interior e a outros estados tiveram uns dias a mais de férias. A volta foi adiada para o final de semana, porque o ano comercial começará mesmo na próxima segunda-feira (7).
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
