Rússia e Ucrânia reúnem-se nesta terça para nova rodada de negociações

29 de março de 2022 492

Começou em Istambul, na Turquia, nesta terça-feira (29/3), uma nova rodada de conversas entre Rússia e Ucrânia para tentar chegar a um acordo sobre a guerra que teve início no dia 24 de fevereiro. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, recepcionou as delegações para o encontro que começou às 4h30, no horário de Brasília.

“As partes têm preocupações legítimas, é possível chegar a uma solução que seja aceitável para a comunidade internacional. A prorrogação do conflito não interessa a ninguém. O mundo inteiro espera boas notícias”, afirmou Erdogan no início do encontro.

O conselheiro político do governo da Ucrânia Mykhailo Podolyak destacou a importância da nova rodada: “As conversas que acontecem agora focam em questões importantes. Uma delas são as garantias internacionais de segurança para a Ucrânia e a segunda é o cessar-fogo para que possamos resolver problemas humanitários que se acumularam no país. Com esse acordo seremos capazes de dar um fim à guerra”.

Após dizer na última rodada de conversas que o diálogo não estava fluindo, o negociador russo Vladimir Medinsky se mostrou mais otimista para as negociações desta terça. À televisão russa, ele disse esperar que os dois lados façam uma declaração conjunta logo depois do encontro.

O país comandado por Erdogan tem defendido uma solução pacífica para o conflito e se oferecido para mediar a construção de uma alternativa à guerra. Os turcos tentam se equilibrar entre seus compromissos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), da qual fazem parte, e a amizade com o presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com a agência France Presse, o ex-dono do Chelsea Roman Abramovich também marca presença no encontro. Ele e outras duas pessoas que participaram de uma reunião em Kiev, capital da Ucrânia, no início de março, para negociar um acordo de paz com a Rússia apresentaram sinais de envenenamento. A informação foi divulgada pelo jornal americano Wall Street Journal.

É a segunda vez que a Turquia abriga esse tipo de reunião diplomática, desde o início do conflito, em 24 de fevereiro. O primeiro, e considerado até então o encontro mais emblemático, reuniu pela única vez os chefes da diplomacia russa, Sergey Lavrov, e ucraniana, Dmytro Kuleba. Terminou sem acordo e com troca de acusações.

Zelensky recua

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou atrás e negou a possibilidade de negociar parte do território do país para obter um cessar-fogo.

Em entrevista à revista britânica The Economist, Zelensky defendeu a soberania ucraniana. Na semana passada, ele admitiu que poderia entregar o controle de regiões separatistas, como Donbass e Crimeia, já anexada ao território da Rússia em 2014, na tentativa de uma reunião com Putin.

“É possível que alguns compromissos, que não arrisquem nossa soberania, sejam feitos para salvar vidas. Mas compromissos que provoquem a desintegração do país, como os que Putin propõe, ou melhor, exige, nunca serão feitos”, frisou.

Fonte: METRÓPOLES/MARIANA COSTA