Santo Antônio abre os cofres para os municípios, Confúcio entre o DEM e o PDT, a “dança” partidária dos deputados

29 de março de 2018 630

Generosa – A pressão dos deputados estaduais Adelino Follador (DEM-Ariquemes) e Jesuíno Boabaid (PMN-PVH), reforçada pelo presidente da Ale, Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) sobre a diretoria da Santo Antônio Energia (SAE) exigindo compensações pelos danos ambientais causados ao Estado favoreceu os municípios. Após intensas –e tensas– negociações e discussões chegou-se ao consenso. Jacy-Paraná, Distrito de Porto Velho, maior prejudicado com a construção da Hidrelétrica de Santo Antônio receberá R$ 51 milhões para investimentos em várias áreas e os demais municípios (51) R$ 1 milhão cada.

Pressão – Uma candidata a deputada estadual com amplas chances de conseguir o objetivo está sendo pressionada a mudar de partido. Filiada a um partido de menor expressão política, a pré-candidata vem sendo assediada por membros de um partido de grande expressão no país a se filiar, porque seria uma “puxadora" de votos em potencial. O prazo para filiação a quem pretenda candidatar-se terminará no próximo dia 7. Até lá... Da-lhe pressão

Confúcio – O futuro político de Rondônia será alterado daqui a oito dias com o final do prazo para desincompatibilização. Os deputados que queiram mudar de partido e ter condições legais, para disputar as eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) estão em constantes negociações. A expectativa maior é sobre o futuro político do governador Confúcio Moura (MDB), que se mantém “em copas”.

DEM/PDT – A ameaça de Confúcio que não disputaria as eleições deste ano e ficaria no cargo até o final do mandato é lenda. Ele é pré-candidato ao Senado, mas não deverá permanecer no MDB, que já tem o senador Valdir Raupp como pré-candidato. A coluna vem alertando há tempo, que Confúcio deverá optar por dois partidos: DEM ou PDT. Como sua irmã, Cláudia, pré-candidata à Câmara Federal já teria se filiado ao PDT, que tem o senador Acir Gurgacz pré-candidato a governador, não será estranho Confúcio seguir o mesmo caminho. Anote.

Deputados – A “dança” dos deputados em busca de novo partido é assunto de pauta na política. Os estaduais Luizinho Goebel deixa o PV, Rosângela Donadon o MDB, Hermínio Coelho está saindo do PDT rumo ao Podemos, Léo Moraes o PTB para assumir a direção do Podemos e Jean Oliveira, do MDB, apesar de citado entre os que mudarão de partido, ainda, não se manifestou o seu futuro partidário. Os apontados como “bom de voto” têm mais dificuldades para encontrar um novo partido.

Respigo

Amanhã é ponto facultativo para vários órgãos públicos como a Prefeitura de Porto Velho, governo do Estado e Poder Judiciário. Os bancos estarão atendendo normalmente, mas fecharão às portas na sexta-feira (30), feriado nacional +++ Os tiros em ônibus da comitiva do ex-presidente Lula no Paraná demonstra que ações praticadas por um ex-empresário da área de comunicação de Rondônia fizeram escola. Quem não se lembra de um “atentado” a bala na Avenida Jorge Teixeira? +++ Preocupação da Defesa Civil com o nível do rio Madeira em Porto Velho. As chuvas constantes dos últimos dias alagou a área da feira livre na avenida Farquar. O Madeira continua subindo e coloca a população e as autoridades em alerta +++ Quem há dias não aparece no noticiário político é o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). Sempre citado como potencial pré-candidato ao Senado, Jesualdo não se manifestou a respeito da renúncia para disputar as eleições de outubro próximo +++ Candidato em potencial as especulações sobre sua disposição em deixar a prefeitura para enfrentar as urnas são muitas. Como esta semana está prejudicada com o feriado de sexta-feira (30) a próxima promete “muitas emoções” no segmento político.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)