Santo Antônio abre os cofres para os municípios, Confúcio entre o DEM e o PDT, a “dança” partidária dos deputados
Generosa – A pressão dos deputados estaduais Adelino Follador (DEM-Ariquemes) e Jesuíno Boabaid (PMN-PVH), reforçada pelo presidente da Ale, Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) sobre a diretoria da Santo Antônio Energia (SAE) exigindo compensações pelos danos ambientais causados ao Estado favoreceu os municípios. Após intensas –e tensas– negociações e discussões chegou-se ao consenso. Jacy-Paraná, Distrito de Porto Velho, maior prejudicado com a construção da Hidrelétrica de Santo Antônio receberá R$ 51 milhões para investimentos em várias áreas e os demais municípios (51) R$ 1 milhão cada.
Pressão – Uma candidata a deputada estadual com amplas chances de conseguir o objetivo está sendo pressionada a mudar de partido. Filiada a um partido de menor expressão política, a pré-candidata vem sendo assediada por membros de um partido de grande expressão no país a se filiar, porque seria uma “puxadora" de votos em potencial. O prazo para filiação a quem pretenda candidatar-se terminará no próximo dia 7. Até lá... Da-lhe pressão
Confúcio – O futuro político de Rondônia será alterado daqui a oito dias com o final do prazo para desincompatibilização. Os deputados que queiram mudar de partido e ter condições legais, para disputar as eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) estão em constantes negociações. A expectativa maior é sobre o futuro político do governador Confúcio Moura (MDB), que se mantém “em copas”.
DEM/PDT – A ameaça de Confúcio que não disputaria as eleições deste ano e ficaria no cargo até o final do mandato é lenda. Ele é pré-candidato ao Senado, mas não deverá permanecer no MDB, que já tem o senador Valdir Raupp como pré-candidato. A coluna vem alertando há tempo, que Confúcio deverá optar por dois partidos: DEM ou PDT. Como sua irmã, Cláudia, pré-candidata à Câmara Federal já teria se filiado ao PDT, que tem o senador Acir Gurgacz pré-candidato a governador, não será estranho Confúcio seguir o mesmo caminho. Anote.
Deputados – A “dança” dos deputados em busca de novo partido é assunto de pauta na política. Os estaduais Luizinho Goebel deixa o PV, Rosângela Donadon o MDB, Hermínio Coelho está saindo do PDT rumo ao Podemos, Léo Moraes o PTB para assumir a direção do Podemos e Jean Oliveira, do MDB, apesar de citado entre os que mudarão de partido, ainda, não se manifestou o seu futuro partidário. Os apontados como “bom de voto” têm mais dificuldades para encontrar um novo partido.
Respigo
Amanhã é ponto facultativo para vários órgãos públicos como a Prefeitura de Porto Velho, governo do Estado e Poder Judiciário. Os bancos estarão atendendo normalmente, mas fecharão às portas na sexta-feira (30), feriado nacional +++ Os tiros em ônibus da comitiva do ex-presidente Lula no Paraná demonstra que ações praticadas por um ex-empresário da área de comunicação de Rondônia fizeram escola. Quem não se lembra de um “atentado” a bala na Avenida Jorge Teixeira? +++ Preocupação da Defesa Civil com o nível do rio Madeira em Porto Velho. As chuvas constantes dos últimos dias alagou a área da feira livre na avenida Farquar. O Madeira continua subindo e coloca a população e as autoridades em alerta +++ Quem há dias não aparece no noticiário político é o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). Sempre citado como potencial pré-candidato ao Senado, Jesualdo não se manifestou a respeito da renúncia para disputar as eleições de outubro próximo +++ Candidato em potencial as especulações sobre sua disposição em deixar a prefeitura para enfrentar as urnas são muitas. Como esta semana está prejudicada com o feriado de sexta-feira (30) a próxima promete “muitas emoções” no segmento político.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
