Segurança policial para o Colégio João Bento de Porto Velho, safra recorde de café em Rondônia, tráfego na BR 364 controlado na Semana Santa
Segurança – A maioria das escolas públicas de Porto Velho, com maior volume de alunos, conta com policiais militares acompanhando as entradas e saídas dos estudantes, mas somente durante o dia. Como a violência e a criminalidade são crescentes na capital, os diretores de escolas e pais de alunos cobram das autoridades ligadas à Segurança Pública, que o trabalho ostensivo-preventivo, que é feito durante o dia, também seja executado à noite, onde o perigo de assaltos e roubos são maiores. Basta checar as estatísticas. Um colégio enorme como o João Bento, por exemplo, na Zona Sul, que foi construído no governo Valdir Raupp, para ser uma faculdade estadual, pela dimensão e volume de alunos deve e tem que ser monitorado com a presença da polícia nos horários de movimentação dos alunos.
RRS – A maior feira de negócios agrícolas da região Norte, a Rondônia Rural Show (RRS) continua mobilizando lideranças políticas, empresariais e principalmente agrícolas. No encontro do Parlamento Amazônico, que ocorreu na capital na última semana o governador Marcos Rocha (UB) fez um convite as lideranças, que participavam do Parlamento Amazônico e que representam seis Estados, além de Rondônia. A RRS será realizada no período de 22 a 27 de maio, em Ji-Paraná, no Parque Vandeci Rack. Em 2022 foram comercializados mais de R$ 2,8 bilhões e a expectativa para esse ano é ultrapassar os R$ 4 bilhões. Uma das prioridades da RRS é a tecnologia aplicada no campo.
Café – Rondônia já esteve entre os maiores produtores de café do Brasil, na década de 90. No início do governo José Bianco (1998/2002) o preço da saca de café caiu de forma assustadora e a safra de 1998/99 ficou prejudicada, porque o preço de venda da saca era inferior ao custo para comercialização. Em razão disso praticamente toda a safra de café, com previsão recorde, na época, foi erradicada e a maioria optou pela pecuária. Foi um baque muito forte na economia regional. Hoje o café está a cada ano aumentando sua área de plantio, com previsão de safra recorde este ano, graças as variedades clonais, de maior produtividade, menor custeio e a aplicação de tecnologia. A previsão da safra é de 2,9 milhões de sacas de 60 quilos, e 45,3 sacas por hectare.
BR 364 – A Semana Santa, iniciada na segunda-feira (3) devido ao feriado de Sexta-Feira Santa (7) e ponto facultativo nas repartições públicas na quinta-feira (6), a expectativa é de movimento intenso na BR 364, principalmente no conhecido “Corredor da Morte”, o trecho entre Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros. Na segunda-feira (3) a Política Rodoviária Federal (PRF) emitiu nota sobre a restrição do tráfego pesado no percurso, que é de pista simples, para veículos de cargas durante toda a Semana Santa e também nas demais rodovias federais de Rondônia. Veículos com 2,6m de largura e 4,40 de altura dia 6 (quinta-feira), das 16 às 22h; 19,80m de comprimento; dia 7 (sexta-feira) das 6h às 12h, e de 57 toneladas de PBTC dia 9 (domingo) das 16 às 22h. A medida visa melhorar a segurança no tráfego. Veículos com as especificações e horários citados só poderão circular com Autorização Especial de Trânsito (AET).
Mulher – A sexta edição do evento Empreende Mulher, de Ji-Paraná, realizado no Ginásio de Esportes Gerivaldão na sexta-feira (31) e 1º (sábado) organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) reuniu 220 participantes da sede e interior do município. A secretária da Semasf, Mirian Madalon, disse que “o Empreende Mulher valoriza as iniciativas femininas, e facilita o ingresso ao mercado de trabalho”. Este ano ocorreram novidades como praça de alimentação diversificada com cardápios variados, onde os visitantes tiveram mais e melhores opções, além de maior comodidade para participar do evento, que já é uma tradição no segmento em Ji-Paraná. É a mulher empreendedora ampliando espaços na sociedade.
Respigo
Quem deu uma “escorregada” na abertura do encontro do Parlamento Amazônico na última quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa (Ale), foi o governador Marcos Rocha, que preside o União Brasil em Rondônia. Ao se referir ao presidente da Ale embolou o nome do ex com o atual e lascou um “Marcelo Redano”. Ocorre que Marcelo Cruz (Patriota-PVH) é o atual presidente e Alex Redano (PR-Ariquemes), o ex, que antecedeu Marcelo +++ Em seguida corrigiu o erro. Mas ficou tudo em casa, pois Marcelo e Redano são parceiros de primeira hora de Marcos Rocha +++ O partido que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como maior líder, o PL, reuniu suas lideranças no Estado para um café da manhã, na segunda-feira (4), no Hotel Harrison, na capital. O novo presidente do partido, senador Jaime Bagattoli, que assumiu o comando regional da sigla, no lugar do senador Marcos Rogério comandou o encontro das lideranças +++ Os deputados federais Chrisóstomo Moura e Sílvia Cristina também marcaram presença. É o PL se organizando já visando as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
