Senado Aluizio Vidal poderá se tornar uma mosca

1 de dezembro de 2017 858

Perspectivas de rachas

Janeiro deve abrir com rachas no PSDB de Mariana Carvalho e no PMDB de Valdir Raupp, conforme os borburinhos nos círculos políticos locais. Dos tucanos, o racha seria motivado pela mudança de partido de Expedito Junior, provável candidato ao governo doestado ou ao Senado com apoio do ex-governador e senador Ivo Cassol, que levaria boa parte das lideranças da legenda para o PSD.

Do PMDB o racha pode ocorrer por divergências internas e pela candidatura ao Senado do governador Confúcio Moura, já cantada em prosa e verso pelo PSB. A medida seria um golpe forte nas pretensões do candidato ao governo do PMDB Maurão de Carvalho que acreditava ter unificado a sua legenda.

O que se fala ainda é que o vice governador Daniel Pereira também do PSB, assume o governo na desincompatibilização de Confúcio em março apoiando o novo companheiro de legenda ao Senado da Republica.
Intrigas e futricas a parte, o jogo sucessório esta longe de definições com a possibilidade de vários grupos se fundirem num só, numa grande coalizão para o pleito do ano que vem. 

Mosca na sopa



Já se percebe que o candidato da Rede ao Senado Aluizio Vidal poderá se tornar uma mosca – aquela que caiu na sopa do Raul Seixas - aos políticos tradicionais na disputa ao Senado, casos de Expedito Junior (que pode se bandear para o PSD), Confúcio Moura (que pode ingressar no PSB), e Valdir Raupp (PMDB) e tantos outros que estão se lançando para o pleito de 2018. Aluízio Vidal vem aí...

 

As estimativas

Pelas estimativas dos institutos de pesquisas políticas e sociais do sul maravilha, pelo menos uma das duas vagas ao Senado em cada estado deverá se ocupada por caras novas. Os votos de protestos estão aí na tentativa de sanear a vida pública dos políticos indesejáveis que estão mamando nas tetas do governo há mais de três décadas. É a torcida generalizada nas ruas contra os políticos tradicionais.


Caras novas



Entre as caras novas disputando cargos eletivos no ano que vem esta o historiador Anízio Gorayeb, filho de família pioneira na capital, convidado pelo vice-governador Daniel Pereira e pelo prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires para ingressar no PSB. Anizinho ainda não confirmou se entra na peleja, mas esta bem inclinado a aceitar a missão, já que ele também defende a renovação dos quadros políticos locais.

Nos bastidores

Os bastidores da política estão fervilhando com a possibilidade da formação um quarto bloco para a disputa ao governo do estado, unindo facções de vários partidos, numa coalizão unindo gregos e troianos. Até parte do PMDB se bandearia para a nova formação, onde estariam lideranças regionais importantes, inclusive o PTB, que cederia Divino Cardoso para ser vice de uma candidatura alternativa aos postulantes lançados até agora.

Caciques regionais

Caciques regionais importantes estão entrando na peleia da Câmara dos Deputados na eleição do ano que vem. Na região de Vilhena, o ex-prefeito Melki Donadon voa soberano. Na região da Bacia Leiteria, entre Jaru e Ouro Preto, volta às paradas o ex-prefeito e ex-deputado federal Carlos Magno, uma candidatura que pode prejudicar o atual deputado Lucio Mosquini. Em Ariquemes e Vale do Jamari, temos o caudilho da roça, Ernandes Amorim.


Via Direta

*** Atrasou a iluminação natalina em Porto Velho. Só estará pronta no dia 10, ou seja, a duas semanas do Natal *** Os comerciantes que quiserem antes terão que fazer do próprio bolso, no estilo parceria pública privada *** Trocando de saco para mala: os acadêmicos da capital estão aterrorizados com os arrastões nos ônibus coletivos *** Além disto, têm ocorrido assaltos até nos estacionamentos internos das faculdades. Até quando?

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br