Senador do Acre intercede sobre cancelamentos de voos em Rondônia, PSB, MDB e Republicanos estudam parceria, eleições em Ji-Paraná
PSDB/MDB/Republicanos – Um dos assuntos predominantes nas rodas políticas na última semana foi de a possibilidade de uma composição entre o PSDB, liderado no Estado pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que também preside a Associação Rondoniense dos Municípios-Arom, e o MDB, que tem no senador Confúcio Moura o político de maior expressão da sigla. Comenta-se que a ex-senadora Mariana Carvalho, que preside o Republicanos no Estado, teria mantido diálogo com o presidente do MDB, de Porto Velho, ex-deputado estadual Williames Pimentel, que também já passou pela secretaria de Saúde (Estado e de Porto Velho) visando a sucessão municipal da capital.
Prefeitura – Um dos cargos mais cobiçados para as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo é a prefeito de Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, superior a 350 mil votos, que estavam aptos a votarem em 2022. Mariana é pré-candidata à sucessão de Hildon e tem o apoio do atual prefeito. Uma composição com o MDB, certamente garantirá força eleitoral suficiente para ela chegar ao segundo turno com amplas chances de vitória no segundo, dependendo da composição. Mariana prefeita e Pimentel vice ´´é uma dupla em condições de chegar à frente, sempre lembrando que, se eleger no primeiro turno em Porto Velho é uma missão considerada impossível, dizem pessoas ligadas à política local. Quem dará o “Sim”, ou “Não” para uma parceria Mariana-Pimentel será o senador Confúcio, que é o maior líder do partido em Rondônia.
Aviação – A situação do transporte aéreo em Rondônia e Acre é das mais críticas. Gol, Azul e TAM, empresas que atendem (sic) a região cancelaram a maioria dos voos para outros estados comprometendo o atendimento aos passageiros, que ficaram com poucas opções, além de preços abusivos. O senador do Acre, Sérgio Petecão (PSD), diferente dos representantes de Rondônia no Congresso Nacional (senadores e deputados), se manifestou com o absurdo que as empresas aéreas Gol e Azul e TAM fazem com Rondônia, principalmente, onde inúmeros voos foram suspensos com a alegação de “excesso de judicialização”. Petecão apresentou Projeto de Lei, abrindo o mercado regional para empresas estrangeiras, autorizando operarem com voos domésticos na Amazônia Legal, que foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na última quinta-feira (29).
Aviação II – Caso a proposta da Petecão seja aprovada em plenário e sancionada pelo Executivo, com os voos domésticos sendo operados em todo o território nacional, os preços cairão e a população usuária favorecida. Emenda do relator restringe a permissão, apenas para a Amazônia Legal, que enfrenta uma grave crise de falta de voos devido, principalmente os cancelamentos pela Gol e Azul desde julho de 2023, o que é bom para a região. Hoje o usuário do transporte aéreo paga valores absurdos para pode chegar às demais regiões do País, não tem condições de optar por dias e horários, porque os poucos voos estão sempre lotados, além de pagar preços extorsivos, fora da realidade da economia brasileira. Seria louvável, que os senadores e os deputados federais de Rondônia se juntassem a Petecão, para que esse grave problema com o transporte aéreo em Rondônia seja, no mínimo, amenizado. Se Azul e Gol não querem atender a demanda, que a concessão seja aberta a todos, inclusive a empresas estrangeiras.
Ji-Paraná – Hoje a sucessão municipal em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado (mais de 100 mil eleitores) passa pelo prefeito Isaú Fonseca UB), que deverá concorrer à reeleição. Isaú ficou fora da prefeitura durante alguns meses, em 2023 após acusação de corrupção e afastamento pela Justiça. Retornou e trabalha visando um novo mandato. Como sempre foi bom de voto e agora, com a tangente de ser afastado e retornar, porque não se teve elementos suficientes para deixa-lo sem mandato, caso concorra, deverá ser o adversário a ser batido. Isaú também tem a vantagem de os demais pré-candidatos serem bons de votos, como o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) e o ex-secretário de Saúde do Estado, João Durval, que preside o PP em Ji-Paraná. Quanto mais dividir a oposição, melhor para ele. Para Isaú, que tem um eleitorado fiel, a “máquina” administrativa na mão, se colocando como vítima de acusação, que não teve solução de continuidade e, como em Ji-Paraná não tem segundo turno, tem tudo para conseguir um segundo mandato. Quem viver verá...
Respigo
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou na manhã de hoje (5) data para que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresente em audiência púbica o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução de a programação Anual de Saúde-PAS. Os deputados componentes da comissão presidida pelo vice, Cássio Góes (PSD-Cacoal) aprovaram a audiência para o próximo dia 13 +++ Muito calor hoje em Porto Velho, o que não é novidade, mesmo estando em período de Inverno Amazônico (chuvas diárias). Por volta das 13h os termômetros registram 31 graus e 37 de sensação térmica +++ O deputado estadual Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) recebeu convite para se filiar a um dos mais importantes partidos políticos do Brasil. Ele não autorizou a divulgar o nome, mas as negociações estão adiantadas e nos próximos dias o experiente deputado, com cinco mandatos poderá mudar de sigla partidária.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
