Sesc-Flamengo vence Praia Clube e garante melhor campanha da Superliga
O Sesc-Flamengo garantiu a 1ª posição da Superliga Feminina nesta quarta-feira. Pela 20ª e antepenúltima rodada da fase de classificação, o time carioca venceu o Praia Clube por 3 sets a 0 em Uberlândia (parciais de 27/25, 25/20 e 25/23), chegou a 55 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo vice-líder Osasco. As mineiras se mantiveram em terceiro, com 42 pontos.
Sesc-Flamengo Praia Superliga — Foto: Eliezer Esportes/Praia Clube
A partida foi disputada em atmosfera digna da rivalidade entre as duas equipes. Com arquibancadas cheias, show de luzes e apresentações musicais, a Arena Praia foi preparada para receber uma rodada dupla da Superliga - mais cedo, o Araguari venceu o Joinville no masculino no mesmo ginásio.
Mesmo com a torcida contra, o Sesc-Flamengo se impôs e contou com o brilho da ponteira Michelle, que jogou no Praia por sete temporadas. Destaque na recepção e na defesa, a jogadora fez valer a "Lei do Ex" no vôlei e foi eleita a melhor atleta da partida. A oposta Sabrina marcou 19 pontos e também foi destaque. Do lado do Praia, a ponteira russa Kuznetsova liderou as estatísticas do time.
Na próxima rodada, o Sesc-Flamengo recebe o Bluvôlei na segunda-feira, às 18h30. Já o Praia entra em quadra um dia antes, no domingo, em confronto direto contra Osasco, fora de casa, também às 18h30.
O jogo
1º set
Capitã do Praia Clube, Claudinha começou o jogo no banco por conta de uma lesão no pé, e Naiane iniciou a partida como levantadora titular. Embaladas pela torcida, as donas da casa abriram 8 a 5 no placar do primeiro set e forçaram Bernardinho a pedir tempo para o Sesc-Flamengo. A pausa surtiu efeito, e as cariocas conseguiram igualar as ações e empatar em 11 a 11 com ataque de Juciely. Depois, passaram à frente com Roni.
A partir daí, o duelo seguiu equilibrado, com as duas equipes trocando pontos sem conseguir abrir mais que dois pontos de vantagem. Em bela largadinha que encobriu a defesa rubro-negro, Monique colocou o Praia na dianteira em 20 a 18. As visitantes reagiram e empataram com Roni em 22 a 22. Na reta final, Michelle brilhou, marcou dois pontos seguidos no ataque e fechou o primeiro set para o Sesc-Flamengo: 27 a 25.
Michelle Sesc-Flamengo Praia Superliga — Foto: Eliezer Esportes/Praia Clube
2º set
Tentando a recuperação no jogo, o Praia Clube abriu 2 a 1 na segunda parcial. O Flamengo logo respondeu e virou para 3 a 2 com Valquíria. Os dois times seguiram se revezando no comando do placar até que, em erro de ataque de Sabrina, a equipe de Uberlândia abriu 8 a 6. A desvantagem mexeu com os brios do Sesc, que se recolocou na partida e assumiu a ponta com 12 a 10.
Aos poucos, o volume de jogo do time rubro-negro passou a fazer a diferença. Uma largadinha de Sabrina levou o placar para 15 a 11, e Paulo Coco colocou Tainara no lugar de Monique. Em seguida, Kuznetsova recolocou o time na parcial com um ace e encostou em 17 a 15. Mas a reação não durou muito: o Sesc-Flamengo impôs o ritmo voltou a abrir vantagem e fechou a parcial com uma invasão da área de ataque de Tainara: 25 a 20.
3º set
Precisando vencer o terceiro set para seguir vivo na partida, o Praia voltou à quadra com Tainara e Lorena nos lugares de Monique e Adenízia. Mesmo assim, foi o Sesc-Flamengo quem começou melhor e abriu 5 a 2. Uma sequência de erros das cariocas ainda igualou a parcial em 7 a 7, mas o time rubro-negro se recuperou e voltou a abrir vantagem em erro de Kuznetsova: 12 a 8.
Tentando uma última cartada, Paulo Coco acionou Claudinha e animou a torcida na Arena Praia. Mas a mudança não freou o ímpeto do Sesc-Flamengo, que dominou o jogo no bloqueio e chegou a 17 a 10 com Sabrina. A partir daí, o Praia passou a crescer no ritmo da torcida e conseguiu empatar em 22 a 22 em grande sequência de Milla no saque. Mas a reação não foi suficiente, e as líderes da Superliga conseguiram fechar o terceiro set em 25 a 23.
Sesc-Flamengo Praia Clube Arena Praia — Foto: Eliezes Esportes/Praia Clube