TAC para controlar excesso de peso de veículos em rodovias, seminário de marketing político em Theobroma, mais de 3 milhões de refeições Prato Feito
Rodovias – Foi assinado Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) e a empresa Bester Transportes com o objetivo de solucionar recorrentes infrações por excesso de peso em veículos da empresa ou contratados por ela. Caso o TAC não seja cumprido a empresa terá que pagar R$ 11.839,58 em equipamentos para a Superintendência da Polícia Federal (PRF). A empresa se comprometeu a não permitir a saída de veículos de carga dos seus estabelecimentos, ou de terceiros contratados com peso acima das especificações de trânsito. Em caso de multa a empresa tem 30 dias para a compra do equipamento e doação para a PRF caso contrário sofrerá punição mais rígida.
BR 364 – Lógico que a medida é louvável e até necessária, devido aos abusos, mas a nossa principal rodovia federal, a BR 364 foi construída na década de 60 e não tem alicerce para suportar o volume de tráfego atual. Em períodos de safras de grãos (soja e milho, além do café) circulam no trecho entre Vilhena a Porto Velho, com cerca de 700km, em torno de 2,5 mil carretas, bitrens, treminhões, além de os veículos de passeio. O trecho precisa de urgente readequação do alicerce e de duplicação-já. Hoje boa parcela da safra de grãos de Rondônia e de parte do Mato Grosso é exportada via porto graneleiro de Porto Velho, no Rio Madeira, e a tendência é ampliar as exportações pelo Madeirão. Não basta preservar a 364, mas restaurá-la e duplica-la.
Vereadores – Esta semana vereadores de Pimenta Bueno estiveram em Porto Velho para tratar de assuntos políticos relacionados ao município no Departamento de Estradas de Rodagem-DER e em secretarias de Estado. Os vereadores Sérgio Tobias (UB), Cássio Ribeiro, Álvaro Deboni e Rafael de Paula, todos do Podemos estiveram no gabinete do deputado Jean Mendonça PL-Pimenta Bueno), na Assembleia Legislativa (Ale), que estava em Brasília participando da reunião do Parlamento Amazônico, entidade que reúne parlamentares de nove Estados da Região Norte e é presidido pelo deputado rondoniense, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Líder do Governo na Ale. Os vereadores foram recebidos pela Chefe de Gabinete, Irma Fogaça.
Marketing – A iniciativa da Câmara de Vereadores de Theobroma organizando o seminário “Eleições 2024 – Marketing Político e Direito Autoral” é das mais louváveis, oportuna e necessária. A determinação da vereadora Vanessa Costa (PL) em organizar o evento, gratuito, a todos os candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro próximo, acadêmicos e interessados merece aplausos, pois o seminário será da maior importância para os pré-candidatos e a quem tenha interesse em disputar cargos eletivos, pois a maioria não tem o mínimo conhecimento sobre processo eleitoral. O evento será no sábado (22), das 9h às 12h na câmara de vereadores e terá como palestrantes Evandro Moreira, publicitário e especialista em Comunicação Governamental e Marketing Político, e Sueli Dal Val, técnica sobre Direito Eleitoral. As inscrições estão abertas pelo endereço eletrônico http://www.evandromoreira.net.br/eleicoes2024 e as vagas são limitadas.
Prato Fácil – Desde maio de 2021, que o Governo do Estado, via Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), comandada pela primeira dama do Estado, Luana Rocha, via programa Prato Fácil já serviu mais de 3 milhões de refeições na capital e no interior a famílias carentes. “Estamos emocionados com as 3 milhões de refeições nutritivas disponibilizadas às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Rondônia, pelo programa Prato Fácil”, diz Luana. Cada refeição servida em restaurantes conveniados custa R$ 2, às famílias em inscritas no CadÚnico. O governador Marcos Rocha (UB) disse que o Prato Fácil “atende a uma das maiores necessidades do ser humano, que é alimentar-se bem. Outro fator importante é que a refeição é adquirida a um preço acessível”.
Respigo
Estamos a menos de um mês das convenções municipais para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador de outubro em todo o Brasil. Em Porto Velho é intensa a movimentação nos bastidores sobre nomes de candidatos a vice, principalmente +++ É que três nomes mais populares estão na “boca do povo”, como os pré-candidatos a prefeito Marcelo Cruz (PRTB), Léo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalhos (UB). Léo está chegando agora, porque deixou a direção do Detran-RO e Marcelo só anunciou a sua pré-candidatura e pouco tem falado sobre as eleições +++ Já Mariana a cada dia aparece um nome que poderá ser o seu vice. Mas não há o que reclamar, porque especulação também faz parte do processo político +++ Já em Ji-Paraná, segundo maior e mais importante colégio eleitoral do Estado, o que mais se comenta é sobre a pré-candidatura de Isaú Fonseca (UB) à reeleição. E com certeza não será com o mesmo vice, Joaquim Teixeira, do MDB +++ É que em 2023 Isaú foi afastado duas vezes com alegação de atos corruptos, mas voltou, porque a Justiça não confirmou, ao menos por enquanto. Nas duas ocasiões Teixeira assumiu e demitiu os assessores de Isaú criando um clima de animosidade ente os dois.