TAC para controlar excesso de peso de veículos em rodovias, seminário de marketing político em Theobroma, mais de 3 milhões de refeições Prato Feito
Rodovias – Foi assinado Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) e a empresa Bester Transportes com o objetivo de solucionar recorrentes infrações por excesso de peso em veículos da empresa ou contratados por ela. Caso o TAC não seja cumprido a empresa terá que pagar R$ 11.839,58 em equipamentos para a Superintendência da Polícia Federal (PRF). A empresa se comprometeu a não permitir a saída de veículos de carga dos seus estabelecimentos, ou de terceiros contratados com peso acima das especificações de trânsito. Em caso de multa a empresa tem 30 dias para a compra do equipamento e doação para a PRF caso contrário sofrerá punição mais rígida.
BR 364 – Lógico que a medida é louvável e até necessária, devido aos abusos, mas a nossa principal rodovia federal, a BR 364 foi construída na década de 60 e não tem alicerce para suportar o volume de tráfego atual. Em períodos de safras de grãos (soja e milho, além do café) circulam no trecho entre Vilhena a Porto Velho, com cerca de 700km, em torno de 2,5 mil carretas, bitrens, treminhões, além de os veículos de passeio. O trecho precisa de urgente readequação do alicerce e de duplicação-já. Hoje boa parcela da safra de grãos de Rondônia e de parte do Mato Grosso é exportada via porto graneleiro de Porto Velho, no Rio Madeira, e a tendência é ampliar as exportações pelo Madeirão. Não basta preservar a 364, mas restaurá-la e duplica-la.
Vereadores – Esta semana vereadores de Pimenta Bueno estiveram em Porto Velho para tratar de assuntos políticos relacionados ao município no Departamento de Estradas de Rodagem-DER e em secretarias de Estado. Os vereadores Sérgio Tobias (UB), Cássio Ribeiro, Álvaro Deboni e Rafael de Paula, todos do Podemos estiveram no gabinete do deputado Jean Mendonça PL-Pimenta Bueno), na Assembleia Legislativa (Ale), que estava em Brasília participando da reunião do Parlamento Amazônico, entidade que reúne parlamentares de nove Estados da Região Norte e é presidido pelo deputado rondoniense, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Líder do Governo na Ale. Os vereadores foram recebidos pela Chefe de Gabinete, Irma Fogaça.
Marketing – A iniciativa da Câmara de Vereadores de Theobroma organizando o seminário “Eleições 2024 – Marketing Político e Direito Autoral” é das mais louváveis, oportuna e necessária. A determinação da vereadora Vanessa Costa (PL) em organizar o evento, gratuito, a todos os candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro próximo, acadêmicos e interessados merece aplausos, pois o seminário será da maior importância para os pré-candidatos e a quem tenha interesse em disputar cargos eletivos, pois a maioria não tem o mínimo conhecimento sobre processo eleitoral. O evento será no sábado (22), das 9h às 12h na câmara de vereadores e terá como palestrantes Evandro Moreira, publicitário e especialista em Comunicação Governamental e Marketing Político, e Sueli Dal Val, técnica sobre Direito Eleitoral. As inscrições estão abertas pelo endereço eletrônico http://www.evandromoreira.net.br/eleicoes2024 e as vagas são limitadas.
Prato Fácil – Desde maio de 2021, que o Governo do Estado, via Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), comandada pela primeira dama do Estado, Luana Rocha, via programa Prato Fácil já serviu mais de 3 milhões de refeições na capital e no interior a famílias carentes. “Estamos emocionados com as 3 milhões de refeições nutritivas disponibilizadas às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Rondônia, pelo programa Prato Fácil”, diz Luana. Cada refeição servida em restaurantes conveniados custa R$ 2, às famílias em inscritas no CadÚnico. O governador Marcos Rocha (UB) disse que o Prato Fácil “atende a uma das maiores necessidades do ser humano, que é alimentar-se bem. Outro fator importante é que a refeição é adquirida a um preço acessível”.
Respigo
Estamos a menos de um mês das convenções municipais para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador de outubro em todo o Brasil. Em Porto Velho é intensa a movimentação nos bastidores sobre nomes de candidatos a vice, principalmente +++ É que três nomes mais populares estão na “boca do povo”, como os pré-candidatos a prefeito Marcelo Cruz (PRTB), Léo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalhos (UB). Léo está chegando agora, porque deixou a direção do Detran-RO e Marcelo só anunciou a sua pré-candidatura e pouco tem falado sobre as eleições +++ Já Mariana a cada dia aparece um nome que poderá ser o seu vice. Mas não há o que reclamar, porque especulação também faz parte do processo político +++ Já em Ji-Paraná, segundo maior e mais importante colégio eleitoral do Estado, o que mais se comenta é sobre a pré-candidatura de Isaú Fonseca (UB) à reeleição. E com certeza não será com o mesmo vice, Joaquim Teixeira, do MDB +++ É que em 2023 Isaú foi afastado duas vezes com alegação de atos corruptos, mas voltou, porque a Justiça não confirmou, ao menos por enquanto. Nas duas ocasiões Teixeira assumiu e demitiu os assessores de Isaú criando um clima de animosidade ente os dois.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
