TIO ORGULHOSO
Meu sobrinho, Cláudio Angelo, também jornalista, acaba de ganhar o Prêmio Jabuti 2017 - na categoria Ciências da Natureza. Meio Ambiente e Matemática. Ficou em primeiro lugar com o livro "A Espiral da Morte" (Companhia das Letras).
Esse caso já contei, mas, já que não conto há tempos, conto de novo. Claudio trabalhava na folha, quando foi destacado para cobrir a eleição no Acre e veio a Porto Velho para uma visita. Contei a ele um monte de mentiras sobre a Amazônia, mas disse uma verdade, sobre o poste de madeira que "pegou" e virou árvore novamente, lá na Jatuarana, ao lado do mercado.
Ele não acreditou e eu o coloquei no carro para levá-lo até lá e comprovar. Por conta dessa verdade, que, fascinado, publicou na Folha/SP, ele resolveu (pelo menos admitiu) acreditar em todas as outras mentiras.
Como escritor, no entanto, Cláudio não enveredou pelo caminho da ficção. Acho que preferiu considerar que a família já estava nele representada com o tio. Pode até ser, mas advirto aos heréticos e incréus que costumo comprovar o que escrevo. No caso do poste/árvore, fui o primeiro a publicar o milagre da natureza, quando apenas umas poucas folhas se anunciavam bem na ponta. Muita gente riu.