Transporte escolar paralisado prejudica 5 mil alunos na capital, Amorim quer direção regional do PTB, vale a LRF ou a Lei Eleitoral?
Escola – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) deve mobilizar sua equipe para resolver a situação de 5 mil alunos da área rural que estão sem aula, devido a precariedade do transporte escolar. Estamos entrando no quarto mês do ano. Oito escolas estão sem aula desde o último bimestre de 2018. O assunto foi abordado esta semana na Ale, pelo deputado Hermínio Coelho, que está deixando o PDT e se filiando ao PCdoB. O assunto é grave.
Greve – Por uma questão de esclarecimento, já que abordamos o assunto na coluna de ontem (4), mesmo com Rondônia tendo um novo governador a partir da próxima sexta-feira (6), Daniel Pereira (PSB), vice que assumirá devido a renúncia do titular, Confúcio Moura (MDB), que é pré-candidato às eleições deste ano, legalmente será difícil atender os servidores em educação, que estão em greve. O assunto é relacionado ao aumento salarial em ano eleitoral e fora do orçamento do governo do Estado do ano.
Greve II – Sindicalista, advogado, político experiente, Daniel Pereira terá dificuldades para poder atender os servidores em educação, que compõem o maior quadro funcional do Estado. Apesar de a Lei 9504-97, no art. 73, inciso 8 combinado com o art. 7, parágrafo 1º (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF) dizer que o prazo para ajuste, ou aumento salarial ser “até 180 dias do término do mandato”, a Lei Eleitoral, que acreditamos é a que deva valer diz que é “180 dias antes das eleições”, ou seja, o prazo terminará à meia-noite da próxima sexta-feira (6). Mesmo assim somente para recomposição das perdas salariais. Será que os servidores estão informados do problema?
Cabeção – O vereador de Ariquemes, Ernandes Amorim (PTB), ex (deputado estadual, federal, prefeito e senador) pretende disputar o governo do Estado. Esta semana está em Brasília tratando com o presidente do diretório nacional do seu partido, Roberto Jeferson para assumir o comando do PTB em Rondônia, hoje nas mãos do deputado federal Nilton Capixaba e lançar sua pré-candidatura a governador. Caso contrário, segundo a fonte ele poderá migrar para o PP, do senador Ivo Cassol e formatar um grupo com o ex-senador Expedito Júnior, do PSDB na disputa do governo do Estado.
Federal – O radialista e advogado Arimar Sá, que já foi suplente de deputado estadual está se preparando para disputar as eleições este ano. Cotado para ocupar a futura equipe de governo do vice-governador, Daniel Pereira (PSB), que assumirá o cargo de governador a partir de amanhã (6), Arimar afirmou à coluna, que é pré-candidato a deputado federal em outubro próximo e que tem apoio político para poder levar avante a empreitada. Ele está filiado ao PSL, que tem como pré-candidato a presidente da República, o deputado federal Jair Bolsonaro.
Respigo
Hoje (5) pela manhã ocorreu um fato inusitado no Decom da Assembleia Legislativa (Ale), Em um momento único se encontraram no local a “grande” torcida do Botafogo em Porto Velho: os radialistas Pinheiro de Lima e Francisco Santana, e a repórter-fotográfica Luziane França +++ O município de Ariquemes, que tem a segunda bancada na Ale (4 deputados) tem mais alguns nomes em condições de chegar ao legislativo estadual. Um deles do médico psiquiatra Valdemar Cavalcante, filiado ao PSD que é pré-candidato a deputado estadual e tem ótima representação junto aos moradores do município +++ Governo do Estado e Sindicato dos Trabalhadores em Educação-Sintero teriam “batido o martelo” para uma composição com apoio da Assembleia Legislativa. Os deputados terão que abrir mão de parte do orçamento deste ano da Casa de Leis para o Poder Executivo atender o Sintero.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
