Transporte escolar paralisado prejudica 5 mil alunos na capital, Amorim quer direção regional do PTB, vale a LRF ou a Lei Eleitoral?

6 de abril de 2018 619

Escola – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) deve mobilizar sua equipe para resolver a situação de 5 mil alunos da área rural que estão sem aula, devido a precariedade do transporte escolar. Estamos entrando no quarto mês do ano. Oito escolas estão sem aula desde o último bimestre de 2018. O assunto foi abordado esta semana na Ale, pelo deputado Hermínio Coelho, que está deixando o PDT e se filiando ao PCdoB. O assunto é grave.

Greve – Por uma questão de esclarecimento, já que abordamos o assunto na coluna de ontem (4), mesmo com Rondônia tendo um novo governador a partir da próxima sexta-feira (6), Daniel Pereira (PSB), vice que assumirá devido a renúncia do titular, Confúcio Moura (MDB), que é pré-candidato às eleições deste ano, legalmente será difícil atender os servidores em educação, que estão em greve. O assunto é relacionado ao aumento salarial em ano eleitoral e fora do orçamento do governo do Estado do ano.

Greve II – Sindicalista, advogado, político experiente, Daniel Pereira terá dificuldades para poder atender os servidores em educação, que compõem o maior quadro funcional do Estado. Apesar de a Lei 9504-97, no art. 73, inciso 8 combinado com o art. 7, parágrafo 1º (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF) dizer que o prazo para ajuste, ou aumento salarial ser “até 180 dias do término do mandato”, a Lei Eleitoral, que acreditamos é a que deva valer diz que é “180 dias antes das eleições”, ou seja, o prazo terminará à meia-noite da próxima sexta-feira (6). Mesmo assim somente para recomposição das perdas salariais. Será que os servidores estão informados do problema?

Cabeção – O vereador de Ariquemes, Ernandes Amorim (PTB), ex (deputado estadual, federal, prefeito e senador) pretende disputar o governo do Estado. Esta semana está em Brasília tratando com o presidente do diretório nacional do seu partido, Roberto Jeferson para assumir o comando do PTB em Rondônia, hoje nas mãos do deputado federal Nilton Capixaba e lançar sua pré-candidatura a governador. Caso contrário, segundo a fonte ele poderá migrar para o PP, do senador Ivo Cassol e formatar um grupo com o ex-senador Expedito Júnior, do PSDB na disputa do governo do Estado.

Federal – O radialista e advogado Arimar Sá, que já foi suplente de deputado estadual está se preparando para disputar as eleições este ano. Cotado para ocupar a futura equipe de governo do vice-governador, Daniel Pereira (PSB), que assumirá o cargo de governador a partir de amanhã (6), Arimar afirmou à coluna, que é pré-candidato a deputado federal em outubro próximo e que tem apoio político para poder levar avante a empreitada. Ele está filiado ao PSL, que tem como pré-candidato a presidente da República, o deputado federal Jair Bolsonaro.  

Respigo

Hoje (5) pela manhã ocorreu um fato inusitado no Decom da Assembleia Legislativa (Ale), Em um momento único se encontraram no local a “grande” torcida do Botafogo em Porto Velho: os radialistas Pinheiro de Lima e Francisco Santana, e a repórter-fotográfica Luziane França +++ O município de Ariquemes, que tem a segunda bancada na Ale (4 deputados) tem mais alguns nomes em condições de chegar ao legislativo estadual. Um deles do médico psiquiatra Valdemar Cavalcante, filiado ao PSD que é pré-candidato a deputado estadual e tem ótima representação junto aos moradores do município +++ Governo do Estado e Sindicato dos Trabalhadores em Educação-Sintero teriam “batido o martelo” para uma composição com apoio da Assembleia Legislativa. Os deputados terão que abrir mão de parte do orçamento deste ano da Casa de Leis para o Poder Executivo atender o Sintero.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)