Um mês e meio após cirurgia, Juan tem boa evolução e pode voltar a trabalhar em campo ainda este ano

25 de outubro de 2018 411

FOTO: DIVULGAÇÃO/FLAMENGO

Por: Carla Araújo

O ano de 2018 não tem sido fácil para Juan. O zagueiro já havia sofrido uma contusão muscular na coxa direita, em maio, e teve um problema ainda mais grave no mês passado: ele rompeu o tendão de Aquiles durante um treino. Após constatar a lesão, foi necessária uma cirurgia, realizada no dia 10 de setembro. De lá para cá, o defensor tem trabalhado para se recuperar cada vez mais rápido. Segundo o Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo, Juan, que tem 39 anos, está progredindo de maneira satisfatória:

– Ele tem evoluído bem, dentro do esperado. Como a gente falou no pós-operatório, ele ficaria cerca de oito semanas de muleta. A gente está completando seis semanas agora, então, ainda está dentro desse prazo. É uma lesão que, nesse início, requer um pouco mais de cuidado. Quando você está incorporando o tendão, é preciso ter paciência mesmo. Agora vai ser lento, mas, quando vocês virem ele fazendo mais atividades, vai parecer que vai passar mais rápido.

Juan foi ao último Fla-Flu, no Maracanã, com auxílio de muletas (Foto: Carla Araújo/Coluna do Flamengo

Após a cirurgia, o camisa 4 do Flamengo ficou 15 dias de repouso e iniciou o trabalho com a fisioterapia posteriormente. Na última terça-feira (23), Juan foi pela primeira vez à academia do CT, dando início a mais uma etapa da recuperação. Ainda em entrevista à reportagem do Coluna do Flamengo, Dr. Tannure falou sobre prazos. Ele adiantou que o zagueiro pode voltar a fazer trabalhos em campo no final deste ano ou no início de 2019. Lembrando que o tempo de recuperação é para voltar aos gramados, não aos treinos e jogos.

– O prazo para começar a botar um pouco mais de carga e iniciar algumas coisas no campo é em torno de quatro meses, a partir da cirurgia. A gente acredita que isso esteja acontecendo por volta de dezembro ou janeiro. Não adianta querer acelerar nesse momento, porque pode ser pior. Isso até pela idade dele e pelo tipo de cirurgia também –, disse o médico.


 

Juan rompeu o tendão de Aquiles no dia 7 de setembro deste ano, durante um treino no CT Ninho do Urubu. O defensor tem contrato com o Flamengo até o final de 2018. Em 2016, ele já havia dito que gostaria de encerrar a carreira no Fla e que foi o que projetou para os anos seguintes. Com a lesão, a aposentadoria do camisa 4 rubro-negro pode demorar um pouco mais para sair. A expectativa é de que ele jogue pelo menos mais um jogo de despedida, assim como aconteceu com o amigo e ex-goleiro, Julio Cesar.