Vereador cobra melhor sinalização do trânsito em Porto Velho, mordomias do Congresso Nacional, CEI dos combustíveis convoca presidentes do Procon e da Ascopetro
Sinalização – Coberto de razão está o vereador de Porto Velho, Wanoel Martins (PV), que alertou na última semana sobre a deficiente sinalização das ruas e avenidas da capital. O prefeito Hildon Chaves (UB) realiza um ótimo trabalho de pavimentação das vias no centro e nos bairros, com pavimento de qualidade, mas peca pela sinalização, arcaica, tanto nas placas como no solo, que é precária e deveria receber atenção maior da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), comandada pelo ex-deputado estadual Anderson Pereira. As principais ruas e avenidas no centro e nos bairros estão sendo pavimentadas ou renovadas, mas a sinalização é de fato ruim e, uma pessoa que chega a Porto Velho pela primeira vez, fica igual cachorro caído de mudança, porque fica sem saber para onde ir.
Fiscalização – As placas aéreas estão necessitando de renovação, assim como estão fazendo com a pista, e os quebra-molas receberem pintura e placas de alerta. Outro problema sério que denunciamos com regularidade na coluna é a falta de fiscalização permanente, eficiente, de preferência uma parceria da Semtran com a Polícia Militar (PM), pois os agentes de trânsito só passeiam em carros refrigerados e atendem ocorrências. Deveriam organizar, orientar, fiscalizar, multar e apreender os veículos, se for o caso, pois somente assim se evitará acidentes e os irresponsáveis, que “furam” semáforos, motoqueiros que ultrapassam pela direita, excedem na velocidade e são responsáveis pelo elevado número de atendimentos no Pronto Socorro João Paulo II seriam punidos. O clamor do vereador Wanoel deve ser encampado pelos demais colegas, pois a violência e os abusos no trânsito da capital são preocupantes.
Mordomia – As 73 mil pensionistas filhas solteiras da União receberam R$ 5,6 bilhões em 2022. As pensões dos últimos 30 anos somam R$ 134 bilhões. Nesse grupo de pensionistas de servidores civis, há também filhas e irmãs casadas, viúvas, divorciadas e até netas solteiras. Mas o número e os valores das pensões já foram maiores. Tudo por conta do contribuinte. As pensões das filhas solteiras estão previstas na Lei 3.373/1958. No seu art. 5º, a lei diz que a filha solteira, maior de 21 anos, só perderá a pensão temporária quando ocupante de cargo público permanente. Mas, há outras categorias de “filhas solteiras”, como filhas casadas, viúvas, divorciadas, desquitadas, separadas. E ainda as irmãs e netas de servidores públicos. Nas Forças Armadas, está prevista a pensão de “filhas maiores”, solteiras ou não. Mas os dados das pensões dos militares estão sob sigilo. É o fim da rosca... As informações estão no blog do jornalista Lúcio Vaz.
Assessoria – Boa parte das pessoas que assessora empresas, órgãos públicos, políticos tem problemas para poder alinhar ações efetivas. Nas empresas a assessoria não é tão problemática, porque, via de regra, o trabalho é técnico, mas na política a situação é delicada e exige sintonia entre as partes. Já abordamos o assunto em outras oportunidades. Neste mês tivemos duas situações envolvendo assessores e assessorados em Rondônia. Uma com a área de comunicação da Polícia Federal (PF), e a segunda, na política. Os problemas já foram contornados, mas no caso político é fundamental tem uma assessoria, que realmente discuta o que vai ser publicado, por isso o político precisa contar com profissionais, não apaniguados, subservientes. Quem não ouve a assessoria, contrata subserviente, mas certamente as consequências virão. Puxa-sacos e formigas têm em todo lugar...
Combustíveis – Os abusos nos preços dos combustíveis em Porto Velho, que estão sendo questionados pela câmara de vereadores, que criou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que estava meio “esquecida”, volta à pauta dos legisladores municipais. Na terça-feira (29), às 9h o presidente da Ascopetro (representante dos postos de combustíveis), Cleibson Carvalho da Silva e às 11h, com o gerente do Procon-RO, Yan Gabriel Helmann. Ambos foram convocados a prestarem esclarecimentos necessários aos membros da comissão composta pelo vereador Gilber Mercês (Podemos) presidente, Isaque Machado (Patriota) relator, e Everaldo Fogaça (Republicanos), secretário. Há inclusive denúncias de cartelização, porque os preços na maioria dos postos são diferentes em centavos e, em várias cidades do interior o litro da gasolina e do diesel é inferior ao de Porto Velho.
Respigo
Setembro vem chegando e com ele as chuvas do Inverno Amazônico. Já tem chovido com regularidade em Porto Velho e no interior, mas a temperatura, que sempre é alta em Rondônia continua com sol a pino, e dias com sensação térmica acima dos 40 graus +++ Quem esteve em Machadinho do Oeste durante a Agroshow (24 a 27/08) e manteve contato com o produtor rural, Neodi Carlos, não se cansa de elogiar a receptividade, simpatia e companheirismo do ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale). Neodi inclusive, recebeu com muitos méritos, o título de cidadania honorária de Rondônia apresentado pelo deputado Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) e aprovado por unanimidade pelo plenário do Parlamento Estadual +++ Visitantes da Agroshow em Machadinho do Oeste e da Expovel, em Porto Velho puderam notar a ótima organização da maior festa do gênero do Vale do Jamari, e a bagunça, generalizada, daquela que já foi um dos mais importantes eventos da região norte na capital. Na abertura da Expovel, por volta das 19h, a arena do rodeio, ainda, não estava pronta, além de preços abusivos de alimentos e bebidas.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
