Warlley Alves espanta a má fase e vence Salim Touahri por pontos na Polônia

22 de outubro de 2017 653

pós ver seu adversário no UFC Polônia mudar - enfrentaria inicialmente o inglêm Jim Wallhead - o peso-meio-médio brasileiro Warlley Alves derotou o estreante polonês Salim Touahri por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28). A vitória espantou a má-fase do brasileiro, que vinha de duas derrotas seguidas, para Bryan Barberena e Kamaru Usman.

 
Warlley Alves acerta um chute duro na linha de cintura de Salim Touahri no UFC Polônia (Foto: Getty Images)Warlley Alves acerta um chute duro na linha de cintura de Salim Touahri no UFC Polônia (Foto: Getty Images)

Warlley Alves acerta um chute duro na linha de cintura de Salim Touahri no UFC Polônia (Foto: Getty Images)

A luta começou com Warlley Alves encurtando a distância e buscando o single leg para derrubar Touahri, que se segurou na grade e evitou a queda. O brasileiro tentou novamente a queda, e o polonês mais uma vez agarrou a grade, sendo advertido pelo árbitro. O brasileiro manteve a pressão na grade, tentando derrubar Touahri, que conseguiu se afastar e levar a luta para o centro do octógono. Os dois atletas trocavam golpes leves, sem muito impacto, mas Warlley Alves tinha mais força nos seus chutes. A 1m30s do intervalo, Alves encurtou a distância e derrubou o polonês, mas não conseguiu mantê-lo no chão. Touahri mostrava cansaço, respirando pela boca e já sem se movimentar tão bem. Mais experiente, Warlley Alves dosava o ritmo, mostrando ter aprendido a lição recebida diante de Kamaru Usman.

O brasileiro voltou com um ritmo mais acelerado no segundo round, colocando pressão em Salim Touahri com chutes nas pernas e na linha de cintura. Dois bons golpes de Warlley abalaram o polonês, que contragolpeu com um cruzado de esquerda que abriu um ferimento no supercílio direito do brasileiro. Touahri ganhou confiança e passou a atacar, conseguindo um bom upper e um bom jab, ganhando o apoio da torcida. Alves aplicava combinações de chute nas pernas e cruzados no rosto, sendo bem-sucedido por duas vezes e forçando Touahri a travar a luta na grade até o intervalo.

Após um abraço respeitoso dos dois lutadores no início do terceiro round, Warlley Alves começou chutando Salim Touahri nas pernas e na linha de cintura, mostrando que iria buscar agredir o rival desde o início. Um chute baixo ilegal do brasileiro interrompeu a luta para que o polonês se recuperasse. Na volta ao combate, o brasileiro voltou muito agressivo, buscando os chutes e as combinações. A torcida cresceu apoiando Touahri, que tentou por duas vezes encurtar a distância para acertar socos no brasileiro. O brasileiro tentou a queda, mas o polonês levantou-se rapidamente, ficando com as costas na grade até o fim da luta.

 

Diante de McGregor, Andre Fili derrota Artem Lobov por pontos

 

Em uma luta equilibrada, apimentada pela rivalidade entre os dois lutadores construída no reality show "The Ultimate Fighter", o peso-pena americano Andre Fili derrotou o russo Artem Lobov por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Lobov é amigo pessoal e companheiro de treinos de Conor McGregor, que esteve presente à arena e chegou a ser advertido pelo árbitro Marc Goddard por estar atrapalhando o andamento do combate ao dar instruções a Lobov na área proibida para os expectadores.

 
Conor McGregor durante a luta entre Andre Fili e Artem Lobov no UFC Polônia (Foto: Getty Images)Conor McGregor durante a luta entre Andre Fili e Artem Lobov no UFC Polônia (Foto: Getty Images)

Conor McGregor durante a luta entre Andre Fili e Artem Lobov no UFC Polônia (Foto: Getty Images)

- Estou vendo que Conor McGregor está aqui usando seu terno de US$ 10 mil, mas desta vez não deu pra ele. Eu respeito muito o público, e sempre vai ser assim. Vocês não sabem quanto eu trabalhei para vencer essa luta. Este é um esporte mental e tive problemas também com o fuso horário. Dedico essa vitória a todos na Califórnia que vêm passando pelos incêndios e tantas coisas ruins. Somos todos da raça humana e temos que nos preocupar mais com o próximo - disse Fili após a luta.

A luta começou Andre Fili acertando um chute na linha de cintura de Lobov, que fez sinal de que não havia sentido nada. Os dois se movimentavam bem e trocavam chutes. Lobov acertou um bom golpe de encontro de esquerda, absorvido por Fili. Com maior envergadura, o americano mantinha o russo à distância, mas não buscava o jogo de chão, que é o ponto fraco de Lobov. Os dois lutadores apostavam nos chutes e na aproximação rápida para aplicar socos no rosto um do outro. Aproveitando a guarda baixa de Lobov, Fili acertou, nos segundos finais, um chute de direita que derrubou o adversário. O russo recuperou-se rapidamente, e terminou o round chamando o rival para a luta.

 
Andre Fili ataca Artem Lobov durante a sua luta no UFC Polônia (Foto: Getty Images)Andre Fili ataca Artem Lobov durante a sua luta no UFC Polônia (Foto: Getty Images)

Andre Fili ataca Artem Lobov durante a sua luta no UFC Polônia (Foto: Getty Images)

O panorama da luta se manteve o mesmo no segundo round, mas Lobov atuava no contra-ataque, aproveitando os chutes de Fili para conectar cruzados e diretos de direita. O russo mostrava muita resistência aos golpes recebidos, e defendia as tentativas de queda do americano. Um golpe de direita certeiro no rosto de Fili levantou Conor McGregor, que pulava e incentivava o amigo e companheiro de equipe durante toda a luta. A pouco mais de um minuto do intervalo, Fili derrubou Lobov, ficando na sua guarda. Neste momento, o árbitro Marc Goddard interrompeu a luta para pedir que McGregor se sentasse ou se retirasse da área de luta, já que estaria atrapalhando o andamento do combate. O irlandês voltou para o seu lugar, já que estava circulando o octógono para dar instruções e apoiar Lobov. Voltando à luta, Fili manteve Lobov no chão por alguns instantes, mas o russo levantou-se e terminou a luta em pé.

No terceiro round, logo no início, Andre Fili mais uma vez derrubou Artem Lobov, ficando na sua guarda. Na meia-guarda, Fili tentou o katagatame, mas Lobov defendeu e buscou uma chave de tornozelo, defendida pelo americano. Fili levantou-se e voltou a derrubar Lobov, que levantou-se pouco depois apenas para ser derrubado novamente. Se o russo não defendia as quedas, o americano não conseguia desenvolver seu jogo de chão. De volta à luta em pé, Fili mais uma vez derrubou Lobov, ficando na meia-guarda até o fim do combate. Após o sinal de encerramento da luta, Fili foi até a grade e trocou algumas palavras com McGregor, sem maiores problemas.

 

Ramazan Emeev vence luta sonolenta contra Sam Alvey

 

Aceitar uma luta com dez dias de antecedência, tendo de perder cerca de 16kg, cobrou um preço caro a Sam Alvey. O peso-médio americano apresentou-se totalmente fora de forma e fez uma luta sonolenta contra o entrenate russo Ramazan Emeev, que venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Os dois lutadores foram duramente vaiados pelos espectadores presentes ao evento.