Zambelli reclama de não ter xampu, mas votou contra dar absorventes para presas

15 de agosto de 2025 42

Alegando não ter dinheiro para comprar xampu na prisão que está na Itália, a deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, foi uma das parlamentares que, em 2022, votou a favor do veto de Jair Bolsonaro para não distribuir absorventes íntimos em presídios brasileiros.

A repórter Márcia Dantas informou que Zambelli não conseguiria comprar um xampu que custa dez euros na prisão em que está e que seu pai relatou problemas financeiros. A deputada teve uma audiência cancelada, na quarta-feira, 13, após passar mal.

Em 2022, Zambelli apoiou um veto de Bolsonaro, então presidente da República, à distribuição de absorventes a estudantes de baixa renda de escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade e presidiárias ou em cumprimento de medida socioeducativa.

O veto de Bolsonaro, apoiado por Zambelli e mais 24 deputados, foi derrubado na Câmara dos Deputados com 426 votos e, no Senado, por 64 a 1.

Zambelli está presa desde o final de julho em Roma e aguarda a Justiça italiana decidir sobre a sua extradição ou não ao Brasil.

Fonte: Bruna Lima